O Governo do Piauí confirmou a abertura de um novo concurso público para a Polícia Civil, disponibilizando um total de 200 vagas para as carreiras de delegado, investigador e perito. A autorização oficial para o certame foi formalizada através do Decreto nº 23.950, divulgado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira, 10 de julho.
De acordo com o decreto, a distribuição das vagas para a Polícia Civil do Piauí será a seguinte: 30 vagas para delegado de Polícia Civil, 150 vagas para oficial investigador e 20 vagas para perito oficial criminal. Dentro da área de perícia, há subdivisões específicas: 10 vagas para perito criminal, 9 vagas para perito médico-legista e 1 vaga para perito odonto-legista.
Além das vagas imediatas, o decreto também prevê a formação de um cadastro de reserva com o mesmo número de candidatos classificados por cargo.
O secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, ressaltou que o concurso da Polícia Civil do Piauí visa primordialmente otimizar a agilidade e a eficiência das operações policiais. “Reforçar o efetivo da Polícia Civil significa garantir mais agilidade nas investigações, mais presença do Estado no combate ao crime e melhores condições de trabalho para nossos servidores”, afirmou o secretário.
A organização e a execução do concurso público da Polícia Civil do Piauí ficarão a cargo da SSP-PI, que tem um prazo de até oito meses para a publicação do edital.
O processo seletivo incluirá provas objetivas e, dependendo do cargo, também provas de títulos. Outras etapas como exames físicos e avaliações psicotécnicas também poderão ser aplicadas, sempre em conformidade com os requisitos técnicos e legais estabelecidos.