Circulam na internet páginas falsas que divulgam um suposto concurso da Petrobras, colocando candidatos em risco de golpe. As páginas enganosas oferecem formulários de inscrição e cobram taxas indevidas, além de possibilitar o roubo de dados pessoais.
A última seleção pública da estatal ocorreu em 24 de março de 2024, e, desde então, nenhum novo certame foi anunciado oficialmente.
A Petrobras reforça que não realiza contratação de pessoal sem a realização de processo seletivo público, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal.
Todas as seleções legítimas são divulgadas exclusivamente no site oficial da companhia (https://petrobras.com.br/quem-somos/concursos) e também recebem ampla divulgação nos meios de comunicação, incluindo a publicação de editais no Diário Oficial da União e nos sites das bancas organizadoras responsáveis.
Além disso, a empresa esclarece que não oferece vagas por meio de cadastro em banco de currículos e não solicita qualquer tipo de pagamento fora dos processos seletivos regulamentados.
A estatal orienta que os interessados em ingressar em seu quadro de funcionários desconfiem de qualquer página que prometa oportunidades fora dos canais oficiais e recomenda atenção redobrada para evitar fraudes.