Foi autorizado o novo concurso PM SP com um total de 4.400 vagas para o cargo de Soldado. A notícia foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta terça-feira, 15 de julho, confirmando a abertura de duas novas seleções.
ㅤ
Detalhes da autorização do concurso
As 4.400 vagas serão distribuídas em duas seleções distintas. A previsão é que os aprovados tomem posse nos meses de maio e novembro de 2026, conforme a disponibilidade orçamentária e as diretrizes legais.
Com a autorização oficial, a expectativa agora se volta para a escolha da banca organizadora do concurso PM SP e, posteriormente, a publicação do primeiro edital.
ㅤ
Requisitos para o cargo
Para concorrer a uma das vagas de Soldado da Polícia Militar de São Paulo, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Nível médio completo;
- Carteira de Habilitação (CNH) nas categorias “B” a “E”;
- Idade entre 17 e 30 anos;
- Altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens.
ㅤ
A remuneração inicial para o Soldado PM de 2ª classe é de R$4.066,54.
ㅤ
Como foi o último concurso PM SP para Soldados?
Para quem busca se preparar, é importante analisar o último concurso PM SP, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e com edital publicado em novembro de 2024.
Naquela ocasião, foram ofertadas 2.700 vagas, e os candidatos foram avaliados nas seguintes fases:
- Prova objetiva
- Prova dissertativa
- Exames de Aptidão Física (TAF)
- Exames de Saúde
- Exames Psicológicos
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade
- Análise de Documentos
A prova objetiva do concurso PM SP foi composta por 60 questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões)
- Matemática (15 questões)
- Conhecimentos Gerais (15 questões)
- Noções Básicas de Informática (5 questões)
- Noções de Administração Pública (5 questões)
Já a prova dissertativa consistiu em uma redação no estilo dissertação em prosa, escrita na norma-padrão da Língua Portuguesa.
As provas objetivas do último certame foram aplicadas em diversas cidades de São Paulo e em outros estados do país. A expectativa é que os dois novos editais também contem com a aplicação de provas em várias localidades do Brasil, além do estado de São Paulo.