O governador de Alagoas, Paulo Dantas, confirmou na última terça-feira, (28), a realização de um novo concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran AL), com a oferta de 100 vagas.
Desse total, 50 serão destinadas a provimento imediato e as outras 50 para a formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para as carreiras de Analista e Assistente de Trânsito, mas a distribuição exata de vagas por cargo ainda não foi detalhada.
O anúncio do certame, que é aguardado desde 2021 e ocorre após mais de duas décadas sem um novo edital, marca a sequência de procedimentos necessários:
- Autorização formal: O próximo passo será a autorização oficial da seleção em Diário Oficial.
- Banca organizadora: Em seguida, deverá ser definida a banca que organizará o concurso.
- Publicação do edital: Finalmente, será aberto o prazo de inscrições com a publicação do edital.
ㅤ
As vagas do Detran AL fazem parte de um pacote maior de oportunidades anunciado pelo Governo de Alagoas, que prevê milhares de vagas em diversos órgãos, incluindo as Polícias Militar e Civil.
ㅤ
Último concurso Detran AL foi realizado em 2001
A seleção do Detran AL era um pedido constante e chegou a ser recomendada pelo Ministério Público do Estado (MPE) no início de 2023 devido à carência de servidores efetivos. Em 2021, o então secretário de Planejamento já havia informado a avaliação de um novo concurso.
O último concurso realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas foi em 2001, organizado pela Fundepes, e ofertou 400 vagas para os cargos de Procurador Autárquico, Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito, com avaliação por meio de provas objetivas e discursivas (somente para Procurador).
