O resultado preliminar da prova objetiva do concurso Brigada Militar RS para a carreira de soldado foi finalmente divulgado. Candidatos que almejam uma vaga na Brigada Militar do Rio Grande do Sul já podem conferir suas notas.
ㅤ
Prazo para recurso e detalhes da prova objetiva
Com a liberação do resultado provisório da etapa discursiva, a banca organizadora, Fundatec, abriu o prazo para a interposição de recursos contra a nota dessa etapa. Os interessados devem acessar o portal da Fundatec entre esta segunda-feira, 30 de junho, e 7 de julho, para apresentar suas contestações.
A prova objetiva do concurso Brigada Militar RS de soldado foi composta por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Legislação Específica: 10 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Matemática: 10 questões
- Direitos Humanos e Cidadania: 5 questões
- Informática: 5 questões
ㅤ
Para garantir a aprovação nesta fase, o candidato precisou atingir, no mínimo, 60 pontos no total da prova e, simultaneamente, acertar pelo menos 20% das questões de cada matéria.
ㅤ
Próximas etapas do concurso Brigada Militar RS
Após a divulgação das notas da prova objetiva, os candidatos ainda serão submetidos às seguintes etapas eliminatórias:
- Exame de Saúde
- Exame de Capacitação Física
- Avaliação Psicológica: composta por duas fases obrigatórias – testagem coletiva e entrevista individual.
ㅤ
Os aprovados em todas essas fases do concurso Brigada Militar RS serão convocados para o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM).
ㅤ
Abstenção e vagas ofertadas
A seleção para soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul registrou uma abstenção de quase 20%. Dos 30.650 inscritos, 24.756 candidatos compareceram para realizar a prova, resultando em um índice de 19,24% de ausentes. Segundo os coordenadores da banca, este índice está dentro da normalidade para concursos públicos, que costuma variar entre 15% e 20%.
O Governo do Rio Grande do Sul ressaltou que “não foram registradas ocorrências de vulto, tampouco eventos que pudessem comprometer a lisura ou a imagem do certame. Ocorreram eliminações de candidatos por descumprimento de normas editalícias, porém nada que fugisse da normalidade de concursos desta espécie”.
O concurso público da Brigada Militar RS oferece um total de 1.200 oportunidades para o cargo de soldado de primeira classe.
ㅤ
Requisitos e remuneração
Para participar da seleção, os candidatos devem possuir ensino médio completo, ter idade máxima de 25 anos no ato da inscrição e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo na categoria “B” e dentro do prazo de validade.
Entre os requisitos de estatura, é exigida a altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os aprovados no concurso da Brigada Militar RS contarão com uma remuneração mensal de R$5,9 mil.
A seleção terá validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.