O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) iniciou uma etapa importante para os candidatos aprovados na lista de espera do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024). A partir desta terça-feira, 9 de setembro, os excedentes devem manifestar, de forma obrigatória, se têm interesse em continuar concorrendo a uma eventual nomeação e posse.
A manifestação de interesse do CNU é um passo preliminar indispensável para que o candidato permaneça apto na lista de espera. A medida não garante a nomeação, mas a sua ausência resulta na eliminação imediata do processo seletivo para todos os cargos.
Como fazer a manifestação de interesse do CNU 2024
O prazo para a manifestação é curto e termina às 23h59 de 18 de setembro. Os candidatos aprovados em lista de espera devem seguir os seguintes passos para confirmar sua participação:
- Acessar a área do candidato no site oficial do certame: https://cpnu.cesgranrio.org.br/login.
- A manifestação deve ser feita por meio do aplicativo SOUGOV ou pelo site https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/.
- É necessário manifestar o interesse separadamente para cada cargo em que o candidato foi habilitado na lista de espera.
ㅤ
A divulgação do resultado da manifestação, com a publicação de novas listas de espera, está prevista para o dia 10 de outubro de 2025.
ㅤ
Consequências da manifestação de interesse
- Manifestação positiva: O candidato permanece na lista de espera e pode ser convocado se surgirem novas vagas que alcancem sua classificação.
- Manifestação negativa: O candidato que desistir será eliminado da lista de espera para o cargo específico.
- Ausência de manifestação: A falta de ação no prazo estipulado levará à eliminação total do candidato do Banco de Aprovados em Lista de Espera de todos os cargos do CNU. Essa regra se aplica também a futuras contratações temporárias.
ㅤ
Para os candidatos que já são servidores públicos federais e foram aprovados em lista de espera para o mesmo cargo em localidade diferente, a manifestação positiva poderá ser tratada como um pedido de remoção, seguindo as regras da Lei nº 8.112/1990.
A convocação para manifestação de interesse ocorre dias após a publicação de uma autorização para 491 vagas do banco de candidatos para contratação temporária na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no Ministério da Saúde.