O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) prevê divulgar, ainda neste mês de novembro, as listas de espera atualizadas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2024) e o cronograma das próximas etapas do certame.
De acordo com informações obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI), o MGI informou que as novas listas trarão a aplicação do efeito cascata e a eliminação de duplicidades entre os candidatos. Antes da publicação, o órgão realiza análises e cruzamentos de dados para assegurar a correta aplicação das prioridades e preferências de cada inscrito.
As etapas desse processo, segundo o Ministério, incluem:
-
Consolidação dos dados de manifestação de interesse;
-
Cruzamento das preferências individuais;
-
Eliminação de duplicidades;
-
Reclassificação; e
-
Geração das listas finais por órgão e cargo.
ㅤ
O cronograma detalhado será divulgado após a finalização das verificações técnicas e publicação das listas finais. Esse calendário incluirá, por exemplo, datas de matrícula e realização dos cursos de formação.
Concluída essa etapa, o MGI encaminhará aos órgãos e entidades as listas definitivas por cargo, dando início às convocações referentes às vagas remanescentes e aos provimentos adicionais já autorizados.
ㅤ
Atualizações anteriores do CNU 2024
Em outubro, o MGI já havia divulgado uma atualização das listas de espera do CNU 2024, após a fase de manifestação de interesse. No total, 16.443 candidatos foram convocados para confirmar o interesse em continuar no certame. Desses, 14.494 responderam dentro do prazo, e 14.180 manifestaram interesse em ao menos um cargo.
ㅤ
Governo autoriza vagas adicionais para o CNU e outros concursos
Também em outubro, o Governo Federal autorizou o provimento adicional de 2.859 vagas em concursos realizados nos últimos dois anos, incluindo a primeira edição do CNU.
Inicialmente, decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberaram 1.984 vagas adicionais, número que representa mais de 25% da oferta inicial. Em seguida, o MGI publicou portarias autorizando mais 875 vagas para aprovados em cadastros de reserva, o equivalente a outros 25% das vagas imediatas.
Segundo o Ministério, as convocações para cursos de formação serão realizadas ainda em 2025, com início dos cursos previsto para o primeiro semestre de 2026. Já as vagas que não exigem formação poderão ter nomeações imediatas, após a convocação pelos órgãos competentes.
ㅤ
PLOA 2026 prevê mais de 89 mil vagas em concursos federais
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, enviado ao Congresso Nacional, prevê 89.058 vagas em concursos públicos federais. A maior parte delas é destinada ao Poder Executivo Federal.
Dessas, 11.382 vagas são destinadas à nomeação de aprovados, incluindo 3.652 vagas da segunda edição do CNU (CNU 2025), cujas provas ocorreram em 5 de outubro de 2025, além de excedentes. O impacto orçamentário total é estimado em R$ 1,5 bilhão.
No Executivo, há previsão de criação e provimento de cargos para professores, técnicos-administrativos em Educação, além de militares e integrantes das forças de segurança do Distrito Federal — Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
O PLOA também contempla novos provimentos nos Poderes Judiciário e Legislativo, bem como na Defensoria Pública da União (DPU) e no Ministério Público da União (MPU).