O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou nesta terça-feira, 1º de julho, a realização de um novo concurso Seplag RJ, marcando o retorno de oportunidades na Secretaria de Planejamento e Gestão após mais de dez anos sem editais. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, prevê o preenchimento de 60 vagas efetivas na pasta.
ㅤ
Detalhes da autorização e próximos passos do concurso Seplag RJ
A autorização para o concurso Seplag RJ foi concedida após análises técnicas e jurídicas da própria Secretaria de Planejamento e Gestão, da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal (COMISARRF) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Em suas redes sociais, Cláudio Castro enfatizou a relevância do certame para a eficiência da gestão pública:
“Essa é a Secretaria que cuida dos gastos públicos, é a Secretaria que faz com que a gente tenha planejamento, que a gente saiba que o dinheiro vai dar para pagar tudo, que o nosso servidor não atrase mais salário. Então, investir na Secretaria de Planejamento, investir na Gestão é fundamental para a gente poder tratar com respeito o dinheiro que você paga em impostos. Estuda, se dedica e vem trabalhar com a gente”.
Com a autorização oficial, a Seplag RJ dará início às etapas para a publicação do edital do concurso. A primeira fase envolve a formação de uma comissão organizadora.
Este grupo de servidores será responsável por definir a lista completa de cargos, requisitos e salários, além de selecionar a banca organizadora do concurso. A banca será a responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos. O Governo do Rio de Janeiro ainda não divulgou prazos oficiais para a abertura do concurso Seplag RJ.
ㅤ
Último concurso foi em 2013
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro não abria novos concursos públicos há mais de uma década. O último edital da Seplag RJ foi divulgado em 2013, ofertando 80 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de:
- Analista de Planejamento e Orçamento: 40 vagas
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG): 40 vagas
ㅤ
Na ocasião, a remuneração inicial era de R$5.082, incluindo vencimento básico e Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA), além de adicional de qualificação. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.
Organizado pela Fundação Ceperj, o processo seletivo anterior contou com provas objetivas, prova discursiva, avaliação de títulos e experiência profissional, além de um curso de formação.