O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou, nesta segunda-feira (23), o resultado final do concurso público para o cargo de perito médico federal. A divulgação inclui a classificação dos candidatos por estado.
A lista apresenta 768 candidatos classificados, dos quais 250 foram aprovados para atuar em todas as regiões do Brasil. A expectativa é que, até 15 de agosto, todos os aprovados iniciem suas atividades nas agências da Previdência Social, após a conclusão do treinamento. Além das 250 vagas iniciais, o governo planeja autorizar a nomeação de mais 250 candidatos do cadastro de reserva, totalizando 500 peritos médicos.
O resultado final inclui o número de inscrição, nome do candidato em ordem de classificação, nota final e classificação no processo seletivo. Confira a listagem completa aqui.
Os candidatos aprovados terão um prazo de cinco dias para escolher a cidade onde desejam trabalhar, listando suas preferências entre as unidades de lotação disponíveis.
“As preferências serão atendidas de acordo com a classificação no concurso. Os próximos passos incluem a nomeação, que ocorrerá após a definição das cidades dos aprovados, seguida da posse”, esclareceu o MPS.
ㅤ
Sobre o concurso para perito médico federal
O concurso, cujas provas foram realizadas em 16 de fevereiro de 2025, contou com a participação de quase 14 mil candidatos, de um total de 22.039 inscritos, resultando em uma abstenção de 39%. A seleção foi conduzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Foram oferecidas 250 vagas iniciais para o cargo de perito médico federal, com a maioria das oportunidades destinadas à Região Nordeste, que recebeu 159 vagas.
De acordo com o MPS, a distribuição das vagas considerou a demanda por perícias médicas e o tempo médio de espera em diferentes estados e regiões do país. A seguir, a distribuição de vagas por região:
- Nordeste: 159 vagas
- Norte: 54 vagas
- Sudeste: 19 vagas
- Centro-Oeste: 10 vagas
- Sul: 8 vagas