A Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) acaba de lançar o edital para o concurso de oficiais, oferecendo 120 vagas para a carreira de oficial superior. As inscrições estão abertas desde o dia 31 de março e se estendem até o dia 5 de maio, devendo ser realizadas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
Do total de vagas, 99 são destinadas à ampla concorrência, enquanto as 21 restantes são reservadas para cotistas, incluindo pessoas negras, trans e indígenas.
Para se candidatar, é necessário ter no máximo 29 anos durante o período de inscrição, com exceção para militares estaduais do Rio Grande do Sul. Além disso, é exigido curso superior em Direito e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
O processo seletivo da BMRS será composto por quatro fases, todas realizadas em Porto Alegre: exame de capacidade intelectual (com provas objetiva, discursiva, oral e de títulos), exame de saúde, exame de capacidade física (TAF) e avaliação psicológica.
A prova objetiva, prevista para 29 de junho, será constituída por 80 questões de múltipla escolha sobre diversas disciplinas jurídicas e legislação específica.
No TAF, os candidatos do sexo masculino deverão realizar cinco flexões de barra, 40 abdominais em 60 segundos e correr 2.500 metros em 12 minutos. Já as candidatas precisarão demonstrar 20 segundos de isometria na barra fixa, 32 abdominais em 60 segundos e percorrer 2.100 metros em 12 minutos.
Os aprovados no concurso da BMRS ingressarão no Curso Superior Policial Militar (CSPM), com duração de dois anos, recebendo bolsa auxílio e benefícios como alimentação e assistência à saúde. Após a conclusão do curso, serão nomeados capitães, com salário de R$ 21.513,44, além de auxílio-alimentação de R$ 400.